Monday, September 26, 2011

Impressões sobre a VIII Bienal de Pernambuco

Primeiramente, perdoem-me, meus poucos fiéis leitores, pela ausência. São poucos os instantes que estou conseguindo reservar, está sendo pouca a inspiração para voltar a escrever... No entanto, felizmente, fui motivada a voltar aqui para mostrar a vocês o que teve de bom no terceiro dia da VIII Bienal de Pernambuco. Fazendo um breve resumo...

Cheguei ao Centro de Convenções por volta das 14h40 a fim de conseguir assistir ao debate, cujo tema era O mercado editorial e os jovens autores, com Enderson Rafael, Patrícia Barboza e Tammy Luciano. Atrasou um pouco, então deu tempo de participar desde o início... E, sinceramente, adorei! Eles falaram um pouco sobre como foi o ingresso deles no mercado editorial, deram dicas para futuros escritores, discutiram sobre o progresso que está tendo a relação entre blogs literários e o mercado, fizeram um contraste entre os tipos de público que o mercado literário brasileiro tem hoje (também comparando-o com o internacional), etc. Foi rápido, mas super interessante!


Logo em seguida, saí correndo para a sessão de autógrafos e lançamento do novo livro da Paula Pimenta, Minha Vida Fora de Série. Acabei comprando os três livros da série Fazendo Meu Filme por um preço maravilhoso (todos por apenas 65 reais com autógrafos na hora em todos eles!), conhecendo a fofa da autora e ganhando marcadores do novo livro.

Bom... Depois, voltei ao estande da Pernambooks, onde havia comprado o Todas as Estrelas do Céu, do Enderson Rafael. Digo, finalmente! E o preço também estava bom, apenas R$24,50 com direito ao autógrafo do autor, que estava lá com a Tammy Luciano. Entre o "Todas" e o livro dela, Sou Toda Errada, pude comprar apenas um. E foi de doer o coração não poder levar os dois, viu... A Tammy foi super simpática e estava oferecendo bottons e marcadores autografados para os leitores que passavam por lá, mesmo que não comprasse seu livro. Adorei todos!

Infelizmente, cansei rápido e vim logo para casa... Nem esperei o debate que aconteceu às 18h no Auditório Brum com o tema Livros, adolescentes e outros monstros. Quem sabe eu possa comparecer a mais dias da IX Bienal, né?

Ah! Uma coisa... Sabem do que eu senti falta? De um mapinha para sair andando com ele pela Bienal. Eu estava um pouco perdida, e só vi mapas fixos nos pontos de informação. Outra coisa da qual eu gostaria de reclamar: os preços de pelo menos 90% dos livros (exceto os infantis). Não vi vantagem em comprá-los na Bienal, uma vez que, com um desconto em lojas online, eu gastaria muito menos! Ficarei na esperança de que isso melhore e de que editoras maiores se interessem mais pela nossa Bienal de Pernambuco nas próximas edições.

Você é de Pernambuco e já foi na Bienal? Conta aí o que achou, quais os pontos positivos e negativos dessa edição... Sinta-se à vontade. :-)

4 comments:

  1. Eu fui no dia 24. Iria também no dia 25, mas, assim como você, me cansei muito, cara! Cheguei às 14h (depois de ficar preso no trânsito e ter que ir a pé até o Centro) e fiquei muito surpreso por ter muita, mas muita gente ali. Esperava um grande público e ainda assim fiquei muito surpreso.

    Comecei a rodar a Bienal para dar uma olhada nos preços dos livros que estavam na minha lista de compra. E ESTAVA TUDO MUITO CARO, MUITO MAIS CARO DO QUE EM 2009! Ainda bem que eu havia comprado alguns livros antes, pela internet, como Storm of Swords, que estava por 60 reais na Bienal e por 25 quando comprei na Submarino!

    Mas fora isso e também a falta de informações sobre a localização de cada estande, a Bienal foi ótima! Poderia ter saído de lá com a mochila mais cheia, mas valeu a pena. Cansei, tanto que não deu para ir no dia 25, mas foi muito bom!

    Que venha 2013!

    ReplyDelete
  2. Olha vc ali, ali de novo, olha, de novo!!!! huahauauahauah
    ADOREI, vc ta linda nas fotos!
    Vc encontrou a Mary Paixao la?
    Brigaduuuu pelas fotos!

    ReplyDelete
  3. Na verdade quem tirou a primeira foto fui eu, mass ok, eu perdoo ;D

    A Tammy, a Paula, O Enderson e a Patrícia são uns fofos né? MUIITTTOOOOOO simpáticos! Adorei conhecê-los =)

    ReplyDelete
  4. Arthur: Concordo com tudo o que você disse! Estou otimista para a Bienal de 2013. =)

    Lívia: Huahuehuaehueah. Own, obrigada! Encontrei a Mari, sim, mas, como sempre, esqueci de tirar fotos... Fui com minha irmã e uma amiga. Foi bem divertido!

    Marcos: Haheuheau. Dei os créditos à Mari porque a foto tava lá no Twitpic dela... E, sim, eles são uns amores! :-)

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails