Tuesday, August 23, 2011

Bienal de Pernambuco - Jovens e Cidadania


Em meio a uma louca semana de provas, cá estou trazendo só mais algumas informações sobre nossa Bienal de Pernambuco que está cada vez mais perto. A programação completa e oficial do evento sai ainda hoje, mas dois tópicos bem interessantes foram lançados no blog do Bienaldo na semana passada.

Um deles é sobre o espaço especial que os jovens ganharão na Bienal, o 1º Encontro de Protagonismo Juvenil promovido pelo Colégio Dama, no dia 30 de Setembro. Teremos um debate sobre o tema
Harry Potter: Um Conto de Fadas Moderno, às 10h, e outro sobre Direito Autoral com professores da FADA (Faculdade Damas). Logo, às 18h, o escritor homenageado Ronaldo Correia de Brito falará um pouco sobre sua obra e a ficção contemporânea.

Lembram o tema da Bienal este ano? É,
Literatura e Cidadania. Como se integram? Acredito que ao final do evento, no dia 2 de Outubro, teremos muitas respostas para esta pergunta após tantas experiências significativas. Como questionou o Bienaldo... O que podemos fazer para melhorar os níveis de leitura da nossa sociedade? Uma coisa já estava sendo feita para ajudar nessa questão e nem eu, que moro na cidade do Recife, conhecia: A Rede de Bibliotecas Comunitarias da Região Metropolitana do Recife.

Ela é composta por bibliotecas e espaços de leitura que trabalham pela democratização do acesso aos livros e à leitura em bairros marcados pela ausência de educação de qualidade e políticas públicas na área cultural. (Veja mais aqui!)

Além de participar de tantos debates e de comprar vários livros novos, você que irá a Bienal ainda poderá ajudar na melhor organização dessas bibliotecas e doar livros que já foram lidos/que só estão fazendo charme na estante ou computadores que já não são mais utilizados!

2 comments:

  1. queria poder ir em outras bienais, só pra ver como é. interessante ver que agora o jovem tá tendo muito mais atenção nelas

    e achei realmente muito legal a questão de "O que podemos fazer para melhorar os níveis de leitura da nossa sociedade?". Tudo o que eu vi até agora sobre a bienal do Rio é como chegar, como gastar dinheiro e quais os autores para pegar autógrafo, essa diferença é bem legal

    ReplyDelete
  2. Olá,
    Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
    Segue lá também..

    http://estanteseletiva.blogspot.com/

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails