Thursday, December 09, 2010

Retrospectiva 2010

Não sou de ler rápido, não leio rápido, não tenho motivos para ler mil livros em um ano, não devo isso a ninguém. Até tentei colocar uma meta de leitura, mas, infelizmente, não dá pra mim. Ou eu leio livros, me divertindo, gostando, calmamente, ou vou só fingir que li, né. Isso, no entanto, não me impede de fazer uma retrospectiva, apesar de ter lido apenas 30 livros até agora. Ha! Que importa, né? Enfim, vi um post de retrospectiva no The Perpetual Page-Turner, me inspirei nele e venho trazê-lo para vocês do meu ponto de vista.

Melhor Livro de 2010: UM só? Isso é completamente impossível pra mim. Dei 5 estrelas para quase 90% dos livros lidos em 2010. Como querem que eu escolha apenas um? Veja
m os livros positivamente votados abaixo e tomem eles como um só.

Pior Livro de 2010: Como não li tantos livros, não posso avaliar melhor, claro, então vou pelo que menos me agradou... Kiss Me Kill Me, da Lauren Henderson.

Livro Mais Decepcionante de 2010: Kiss Me Kill Me, da Lauren Henderson.

Livro Mais Surpreendente de 2010: Talvez... Crescendo, da Becca Fitzpatrick, pelo desenvolvimento que a história trouxe. Eu, realmente, nunca ia imaginar aquele desfecho, aquelas descobertas feitas pel
a Nora. A Becca soube como nos enganar direitinho, ou pelo menos desviar nossos palpites.

Capa Favorita de um Livro Lido em 2010: Sea, de Heidi R. Kling. Sem tirar nem pôr! Simples e linda!

Livro Mais Recomendado-Para-Todos de 2010: O Cirurgião, de Tess Gerritsen — fiz quatro pessoas da minha sala de aula lerem, a mãe de uma amiga e um de meus irmãos; além de criar posts e posts no blog incentivando a leitura dos livros da diva Tess, com entrevista e resenhas. Whisper, de Phoebe Kitanidis — suponho ter conseguido chamar a atenção de muita gente aqui no Brasil ao divulgar Whisper no blog, com resenha, sorteios e o que fosse possível. Tanto foi que finalmente uma editora brasileira comprou os direitos para traduzir e publicar o livro aqui, a Record, o que me deixou extremamente feliz!

Novos Autores Favoritos Descobertos em 2010: Lauren Oliver, por sua escrita linda até demais. Jennifer Echols, por trazer histórias super bem escritas, divertidas, às vezes profundas, inserindo temas talvez tidos como polêmicos. Cassandra Clare, por sua imaginação extraordinária
e sua capacidade de encaixar aspectos da histórias super bem, trazendo um desfecho, uma descoberta surpreendente a cada livro.

Leitura Mais Hilária de 2010: Com personagens engraçadíssimos e apaixonantes, A Música que Mudou Minha Vida, de Robin Benway. A Audrey me divertiu pra caramba enquanto lia sua história!

Livros Mais Unputdownable de 2010: Com certeza, os dois romances dramáticos escritos pela Jennifer Echols, Going Too Far e Forget You. Li cada um em pouco menos de dois dias, não conseguia parar!

Melhor Série de Livros Descoberta em 2010: Bom, não foi um descoberta realizada em 2010... Eu vinha querendo lê-la há meses antes de comprar o primeiro volume, mas, como só o fiz em 2010... Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare. Com certeza, hoje, é uma das minhas séries preferidas EVER. Mal posso esperar por City of Fallen Angels!

Livro Mais Esperado de 2010: Muito em dúvida nessa categoria... Fico entre Sea, da Heidi R. Kling, Before I Fall, da Lauren Oliver, e Forget You, da Jennifer Echols. Talvez Sea possa ficar em primeiro, pois, quando finalmente tive meu exemplar em mãos, surtei legal e já comecei a devorá-lo, o que não aconteceu imediatamente com os outros dois.
Esses, dos que li. Dos que ainda NÃO li, mas que pretendo ler, Anna and the French Kiss, da Stephanie Perkins.

Personagem Mais Inesquecível de 2010: Podem ser dois? Jace, de Instrumentos Mortais, e Daniel, de Sábado à Noite. São dois personagens dos quais nunca esqueço, tipo, mesmo. Talvez o Daniel esteja aqui porque acabei de ler SAN e eu ainda esteja querendo voltar pra ele, super apaixonada pela personagem dele, mas Jace é fixo. Completamente.

Livro Mais Beautifully-written de 2010: Before I Fall, da Lauren Oliver. Sem nenhum exagero! A escrita da Lauren parece fluir tão bem, como se fosse uma conversa com o leitor, com palavras lindas e frases de impacto tremendo. Do livro, tiro alguns dos meus quotes preferidos:
A good friend keeps your secrets for you. A best friend helps you keep your own secrets.
Maybe you can afford to wait. Maybe for you there's a tomorrow. Maybe for you there's one thousand tomorrows, or three thousand, or ten, so much time you can bathe in it, roll around it, let it slide like coins through you fingers. So much time you can waste it. But for some of us there's only today. And the truth is, you never really know.
Livro de Maior Impacto em mim de 2010: Se eu for pela história que mais me fez chorar, voto em Sábado à Noite, da Babi Dewet. Mas, se eu for pela mensagem mais profunda, voto em Before I Fall, da Lauren Oliver, e em Sea, da Heidi R. Kling.

Resenha Favorita Escrita Por Mim em 2010: Até comentei com alguém esses dias, recomendando livros, que se existem duas resenhas que eu super amei escrever e, de vez em quando, ainda leio são as dos livros da Jennifer Echols, Forget You e Going Too Far. Dois dias atrás, porém, escrevi uma pela qual também me apaixonei: Sábado à Noite, da Babi Dewet.

Melhor Descoberta Literária de 2010: Book Depository, que se tornou ainda melhor quando passou a enviar para o Brasil. Comemoremos!

Haha! Sabia que não ia ser fácil... Houve uma dominação total de apenas alguns títulos. Mas, bom, foram os preferidos disparadamente. E os seus?

4 comments:

  1. Essa realmente é uma lista difícil de se fazer!Sabe que eu até achei "Kiss me,Kill me" bom?Nada de extraordinário,mas quero ler os próximos.Mas meus favoritos desse ano com certeza são "Clockwork Angel" da Cassandra Clare,depois de ler "The Mortal Instruments" não achei que essa série fosse chegar nem perto,mas me enganei,agora já não sei qual é minha preferida!E "Last Sacrifice",que ainda nem acabei de ler mas já posso considerar como mais esperado E favorito de 2010!Pq Richelle Mead é minha Diva e "Vampire Academy" uma série perfeita e minha favorita!E a série "Evernight" da Claudia Gray,que eu achava que ia ser até chatinha e me surpreendeu muito,estou viciada!

    ReplyDelete
  2. Aaaaah eu adorei issoooo!
    Posso fazer também? :o

    ReplyDelete
  3. Nossa, não conheço a maioria dos livros que você citou, porque a maioria é em inglês e eu não leio assim... Mas,já ouvi falar de Sábado a Noite! Pelo visto deve ser muito bom^^
    Deu vontade de listar meus livros de 2010...Hehe
    Já sei até qual colocar em cada categoria...rsrs Ah, também não leio rápido, nem por obrigação... somente por prazer mesmo a gente aproveita a leitura!

    Seguindo :D
    Se me seguir também agradeço!

    http://promocoesnaprateleira.blogspot.com/

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Adoreeei sua retrospectiva Raila :D Quero MUITO ler Sea, Going too Far e Forget You!

    Os livros mais esperados/melhores foram: Linger, Clockwork Angel e Last Sacrifice!

    Minha decepção foi Torment, conseguiu estragar ainda mais a história criada em Fallen ... muito chato!

    Amei a capa de Nightshade pelo impacto imediato!

    Livro mais surpreendente foi Hunger Games, a história é muito bem desenvolvida, eu não consegui largar até terminar!

    Beijos.

    ReplyDelete

The Book Depository
Related Posts with Thumbnails