Wednesday, December 08, 2010

Resenha #33: Sábado à Noite, de Babi Dewet

Sábado à Noite
Autora: Babi Dewet
Editora: Publicação Independente
Lançamento: Julho de 2010
Páginas: 288
★★★★
Sinopse (Skoob)
Amanda é popular na escola e os amigos do seu amigo de infância são considerados os marotos do pedaço por desrespeitarem as regras. Tudo ao seu redor acaba desmoronando quando um amor mal resolvido volta à tona e sua amizade é posta em prova. Se não bastasse, seu diretor resolve dar bailes aos sábados e uma misteriosa banda mascarada é convocada para tocar. Mas suas letras dizem tanto sobre ela… Quem serão esses mascarados de Sábado à Noite?
Sábado à Noite, livro (independente) de estreia da Babi Dewet, excedeu minhas expectativas, admito. E, apesar de já ter lido muitas fanfics por aí e continuar lendo de vez em quando, posso dizer que SAN deu início ao meu "acervo" de livros nacionais. Resolvi comprá-lo depois de perceber o burburinho pela blogosfera, depois de ler tantas críticas excelentes. Agradeço, como sempre faço, não ter me arrependido, mesmo após ter deixado-o de lado por uns meses tendo lido apenas alguns capítulos.

Inicialmente, admito ter ficado um pouco desconfortável com a narração, o jeito de ser dos personagens, os diálogos. Eu não estava devidamente acostumada. Li umas 30 páginas, parei e deixei-o na fila de espera. Voltei a encará-lo essa semana, e a vontade de lê-lo, finalmente, surgiu, sabe? Acabou que terminei em dois dias, pedindo mais!

A Babi conseguiu trazer e colocar tão bem algumas situações, emoções e diálogos típicos de adolescentes que eu ficava profundamente irritada com cada besteira que faziam, ou exagero, principalmente quando a personagem em questão era a Amanda. Para mim, ela representou bem aquela a fusão de dúvida, medo, inconstância e impulsividade.

Daniel... O bobo apaixonado, quase boneco dela, fazendo e aceitando tudo, sofrendo por algo que ela poderia ter resolvido numa conversase não fossem tantas as interrupções, os pressupostos, as incertezas e aquela coisa de pressentimentos também. Mas Danny era fofo! Tanto que chegava a ser aquele super brega que te chama de fofa.


SAN me fez rir bastante com os marotos—com o Rafael, especialmente—e suas tiradas e conversas sobre a paixonite deles próprios por Amanda, Anna, Guiga, Maya e Carol. Tive vontade de ir lá no meu Itunes, voltar a 2006/2007 e ouvir aquelas músicas lindas do McFLY enquanto a Scotty tocava nos bailes de sábado à noite. Quis ligar a TV e assistir novamente àquela cena linda de noite estrelada de De Repente é Amor.

Soltei inúmeros "own" e sorrisos ao ler cenas entre Amanda e Daniel, que são, com certeza, as mais lindas EVER—tanto ao som de All My Loving ou She Left Me, debaixo de chuva ou de uma árvore, na praia ou dentro de um carro. São momentos, ações e situações verdadeiras, espontâneas e até, de alguma forma, inocentes, agindo como se o mundo fosse inteiramente eles, apenas os dois, ali, juntos. E isso me ganhou totalmente! Acabei chorando como um baby no final... Aquele final lindo, especial, triste e certo de um romance.

Parabenizo a Babi por ter feito um trabalho tão lindo como SAN! Cada detalhe, tanto estético quanto do conteúdo, faz valer a pena você ter um exemplar; além da arte da capa ser extremamente linda, a diagramação também é super bem feita. Só tenho a reclamar de pequenos detalhes da revisão, que, na situação em que estou agora, super deixo passar. Mas a história... Ainda preciso comentar? Leiam, surpreendam-se, emocionem-se, chorem, riam. SAN está altamente recomendado!

4 comments:

  1. Nossa, fiquei emocionada com sua resenha, querida! Que bom que gostou, fico MUITO feliz! Sua opinião conta demais pra mim =)

    ReplyDelete
  2. poxa todo mundo leu, menos eu!! =/
    Quero muito ler o livro da Babi, todo mundo tá indicando e parece mesmo ser ótimo!
    ótima resenha, minha vontade de ler aumenta a cada nova resenha lida!

    ReplyDelete
  3. *-*
    Poxa, eu estou super afim de ler "Sábado à noite"!!! Achei muito bacana a iniciativa e a força de vontade da Babi!!!
    E o mais legal é que envolve McFly e tal né?? Show de bola!!!

    Sucesso pra Babi!!!

    xoxo

    ReplyDelete
  4. Só leia resenhas boas sobre o livro!
    Que vontade de ler!!

    Sucesso para a Babi, again!

    Bjs Raíla!


    Nii
    Faz Parte...

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails