Tuesday, December 14, 2010

Favorite Quotes: A Menina que Roubava Livros

O Favorite Quotes será um meme semanal, mais especificamente postado nas terças-feiras, contendo algumas de minhas passagens favoritas de livros que já li.

Hoje, trago quotes de um de meus livros favoritos, A Menina que Roubava Livros (2007), de Markus Zusak. Narrada pela Morte, a história de Liesel Meminger se passa entre os anos de 1939 a 1943, fazendo seus leitores refletirem a partir, principalmente, da violência e da crueldade do mundo em que vivia a menina. Foi publicado em português, no Brasil, pela Editora Intrínseca e contém 494 páginas.

“Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo.”
“Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito.”
“— Por favor, Max, não morra! — Ele era o segundo boneco de neve a derreter diante de seus olhos, só que esse era diferente. Era um paradoxo. Quando mais frio ficava, mais derretia.”
“Sua voz era quase inaudível, mas os olhos gritavam mais do que nunca.”
“Os melhores sacudidores de palavras eram os que compreendiam o verdadeiro poder delas. Eram os que conseguiam subir mais alto. Um desses sacudidores era uma menina magrela. Ela era famosa como a melhor sacudidora de palavras de sua região, porque sabia o quando uma pessoas podia ficar impotente sem as palavras.”
“A única coisa pior do que um menino que detesta a gente. Um menino que ama a gente.”
“— Que tal um beijo, Saumensch? — Ficou parado mais alguns instantes, com água pela cintura, antes de sair do rio e lhe entregar o livro. Tinha as calças grudadas no corpo e não parou de andar. Na verdade, acho que ele sentiu medo. Rudy Steiner ficou com medo do beijo da menina que roubava livros. Devia ter ansiado muito por ele. Devia amá-la com uma intensidade incrível. Tanto que nunca mais tornaria a lhe pedir seus lábios, e iria para sua sepultura sem eles.”
“Não quero ter esperança de mais nada. Não quero rezar para que Max esteja vivo e em segurança. Nem Alex Steiner, porque o mundo não os merece.”
“Ele mexe comigo, esse garoto. Sempre. É sua única desvantagem. Ele pisoteia meu coração. Ele me faz chorar.”

Vocês que leram A Menina que Roubava Livros...
Algum outro quote favorito?

2 comments:

  1. Um dos meus quotes favoritos:

    "A sombra das árvores, Liesel observou o menino. Como as coisas haviam mudado, de ladrão de frutas a doador de pão! O cabelo louro de Rudy, embora mais escuro, parecia uma vela. Ela ouviu o estômago do amigo roncar — e ele estava dando pão às pessoas.
    Seria isso a Alemanha?
    Seria essa a Alemanha nazista?
    O primeiro soldado não viu o pão — não estava com fome —, mas o primeiro judeu o viu.
    Sua mão esfarrapada estendeu-se, pegou um pedaço e o enfiou delirantemente na boca."

    ReplyDelete
  2. Esse é um dos livros mais triste e belos que já li!

    "Estou sempre achando seres humanos no que eles têm de melhor e de pior. Vejo sua feiúra e sua beleza. E me pergunto como uma coisa pode ser as duas."

    ReplyDelete

The Book Depository
Related Posts with Thumbnails